top of page

Quem mais se prejudica na Pandemia?

Segundo o IBGE, oito em cada dez famílias em que o rendimento mensal com o trabalho fica acima de cinco salários mínimos ou a partir de R$ 5.225, pelo valor do ano passado - considerados classes média, média-alta e alta, perderam renda no quarto trimestre de 2020 ante igual período do ano anterior, e em termos reais, já considerada a inflação.


A maior parte desses domicílios de maior renda perdeu entre 20% e 50% do que costumava ganhar por mês, sendo que 7% dessas famílias perderam tudo o que habitualmente recebiam –ou seja, quem trabalhava naquela família ficou sem trabalho. Outro levantamento mostra que os domicílios mais ricos sofreram a maior redução proporcional na renda vinda do trabalho.


Entre a classe média e a classe alta, as perdas reais foram de 1,55% a 7,44% do rendimento no quarto trimestre, respectivamente.


Resultado: as famílias enfrentam uma queda de qualidade de vida e de consumo, também pelo aumento da inflação. Nos últimos meses, a classe média teve de trocar os filhos de escola e rever despesas com produtos mais caros, reorganizar o seu orçamento, ele lembra. E um dos grupos mais afetados foi o dos empregadores, donos de pequenos negócios, por exemplo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que é tão difícil poupar?

POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL POUPAR? · “Estou muito endividado para pensar nisso” · “Nunca sobra nada” · “Eu mereço” · “No futuro eu resolvo” · “Agora é tarde para começar” Você se enquadra em algum destes?

Você é um consumista?

Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência? Você já se arrependeu de algum

Consumismo

Gerenciar seus gastos por meio de um excelente planejamento, são pontos cruciais para o sucesso. Também é importante que você avalie os resultados obtidos tendo em vista suas metas e objetivos estipul

bottom of page