top of page

Quanto devo guardar ou poupar da minha renda?

Qual o percentual ideal da minha renda que devo guardar todos os meses?


Depende. Sabe do que? Do que você pretende fazer com o dinheiro poupado.


Você tem que saber ao certo ou se têm planos concretos o suficiente para saber quais os meios necessários para torná-los realidade. Se for uma viagem, a reforma ou compra da casa ou o valor que garantirá uma aposentadoria decente.

Porém, não há subsídios suficientes para se determinar o quanto guardar.


Para saber o tamanho do esforço é preciso ter bastante clareza do que se quer.


Uma viagem? Quer comprar uma casa? Na aposentadoria quer o dobro da renda de hoje ou metade dela? 


Ter clareza sobre essas questões, automaticamente responde se será necessário poupar 0,5% da renda ou 100% dela todos os meses. Pode ser, inclusive, que se tenha o suficiente para o que se quer.


Outra coisa, investir inadequadamente os recursos pode representar um desafio maior para se alcançar uma meta financeira. A taxa de juro baixa precisa ser compensada ou com mais risco ou com um esforço maior de poupança ou as duas coisas juntas.


No final das contas todo mundo tem a resposta para tal questionamento.


Ela é simples. O complexo está em saber o que se quer. 


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que é tão difícil poupar?

POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL POUPAR? · “Estou muito endividado para pensar nisso” · “Nunca sobra nada” · “Eu mereço” · “No futuro eu resolvo” · “Agora é tarde para começar” Você se enquadra em algum destes?

Você é um consumista?

Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência? Você já se arrependeu de algum

Consumismo

Gerenciar seus gastos por meio de um excelente planejamento, são pontos cruciais para o sucesso. Também é importante que você avalie os resultados obtidos tendo em vista suas metas e objetivos estipul

bottom of page