
Planejamento financeiro - Independência financeira
QUAL É O VALOR DO SEU OBJETIVO?
VOCÊ TEM RESERVAS FINANCEIRAS ATUALMENTE?
QUANTO?
QUANDO VOCÊ PRETENDE ALCANÇAR ESSE OBJETIVO?
COMO PRETENDE CHEGAR LÅ?
-
Economizando
-
Pensando no futuro
-
Evitando desperdício
-
Estudando finanças
-
Mantendo o foco
O sonho da Independência financeira
Uma das maiores dificuldades na busca pela independência financeira é saber como mantê-la no longo prazo, em especial se o seu objetivo é focado na aposentadoria. Para formar boas reservas e obter rentabilidades superiores aos seus gastos, o ideal é começar essa jornada o quanto antes.
Tenha clareza do seu objetivo final. Ter uma meta clara aumenta o seu comprometimento e foco. Logo, um passo crucial é estabelecer o período em que você pretende atingir o objetivo de ser financeiramente independente — por exemplo, viver de renda daqui a 20 anos. Com essa meta definida, trabalhe e se esforce para que ela seja alcançada.
Para cada pessoa, a independência financeira tem um significado diferente. Para uns, ela pode representar a liberdade para viajar ou comprar um imóvel, por exemplo. Contudo, para a maioria, o termo significa ter dinheiro suficiente para não precisar mais trabalhar ou para focar seus esforços em uma atividade prazerosa. A independência financeira é a geração mensal de um fluxo de renda — em caráter perpétuo — que seja capaz de manter o padrão e a qualidade de vida de um indivíduo por tempo indeterminado.
É verdade que esse cenário pode não passar de um sonho para muitas pessoas, visto que nem todo mundo está disposto a fazer o que é preciso para chegar lá. Porém, esse objetivo pode se tornar a sua realidade se você estudar sobre o assunto, fizer bons investimentos e estiver preparado para assumir o controle da sua vida financeira. Nesse caso, o resultado está associado a viver de renda e a ter uma aposentadoria tranquila, representando a liberdade para usufruir do dinheiro investido e trabalhar no que te faz feliz.
É preciso considerar que, depois de conquistar a independência financeira, é comum que muitas pessoas utilizem os rendimentos do emprego que já têm para aumentar o patrimônio. Mas, a partir do momento em que você obtém boas reservas, aplicadas estrategicamente para que gerem os retornos esperados, é possível viver da maneira que sempre sonhou.
O caminho é longo e exige paciência e persistência:
1. Estabeleça um controle financeiro
2. Defina uma meta de renda fixa futura
3. Corte gastos desnecessários
4. Crie um teto de despesas
5. Construa uma reserva de emergência
6. Comece a investir
7. Busque formas de aumentar sua renda
8. Reinvista a sua rentabilidade
9. Diversifique seus investimentos
Crie metas menores para estimular seu progresso
Esse é o momento de estipular etapas que vão ajudar você a trilhar o caminho de longo prazo. A dica é ser objetivo e definir pequenos pontos de chegada.
Evite o efeito sanfona
Se você leu a frase acima e a relacionou com a dieta, você está certo. Sabe quando alguém atinge a meta de eliminar 2 kg e relaxa? Isso não pode acontecer nas suas finanças.
Estude sobre finanças e investimentos
Quanto mais você estuda e se familiariza com um assunto.
Busque o auxílio de um profissional ou empresa da área
Ter um consultor financeiro faz com que o seu comprometimento com o plano aumente
Empreendedorismo
Quem trabalha para outra pessoa dedica todo o seu suor, inteligência e networking para enriquecer o patrão
A independência financeira está ao alcance de todos. Por isso, não se resigne diante das dificuldades, nunca desista de construir um futuro generoso. Assumir as rédeas da sua vida só depende de você e de suas escolhas.
DEFINA SEU PATRIMÔNIO META PARA A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
CRIE A SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA