Você é um consumista?
Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência?
Você já se arrependeu de alguma compra que fez?
Na prática o consumo responsável acontece quando as escolhas são feitas considerando: — o que vamos consumir, — quando vamos consumir, — que preço terá esse consumo, — os impactos desse consumo sobre a natureza, a sociedade e a qualidade de vida.
Todo mundo tem uma ideia sobre o que é ser consumista. O consumismo é uma forma desequilibrada de comprar. É comprar de forma exagerada. Os consumistas compram muitas coisas sem necessidade, só por comprar.
Esse tipo de comportamento é estimulado pelas propagandas na televisão, no rádio, em jornais e revistas. Suas consequências são expressas em sofrimento, levando o indivíduo e suas pessoas mais próximas a se distanciarem de uma situação de bem-estar.
Se a gente for pensar no histórico, o brasileiro não é um povo poupador. Não temos como hábito, guardar dinheiro. Muitas vezes, o rendimento das famílias não é suficiente para a subsistência, quem dirá pensar em guardar dinheiro. Com pessoas mais pobres isso é explicável: é um problema as pessoas não ganharem o suficiente para manter as despesas básicas.
Entretanto, mesmo assim, os brasileiros tem essa cultura de que não vale a pena guardar dinheiro, de que, quando você guarda, está perdendo poder de compra.
Temos que mudar.
Mas, como?
Aprendendo a ter educação financeira.
Ela nos ajuda a controlar gastos financeiros, exige planejar as ações, cria maior consciência financeira, ajuda no planejamento das compras, portanto, menos gastos, ajuda a fazer escolhas mais conscientes, eleva seu conhecimento sobre economia, entre outros.