Vale a pena antecipar o recebimento da restituição do Imposto de Renda?
Vale a pena pedir restituição antecipada do Imposto de Renda?
A restituição de parte do imposto de renda é feita por um calendário de pagamento dessas restituições – que vai de 31 de maio a 30 de setembro deste ano.
Gostaria de ter o dinheiro antes ou seja, antecipar o recebimento?
Saiba que os bancos oferecem a antecipação de imposto de renda e para isso te fazem um empréstimo que corresponde ao que você vai receber. Por ele vai te cobrar um juros. Portanto, só antecipe o IR se você tiver dívidas para pagar e os juros delas forem maiores que o dessa linha de crédito. Em geral, esses juros são menores do que aqueles cobrados nos empréstimos pessoais tradicionais. Portanto, pode valer a pena pegar essa linha de crédito se você for quitar outra dívida que seja mais cara, claro.
Quais os riscos?
• A data de pagamento do empréstimo não for o dia em que a Receita Federal depositar a sua restituição ou a data de vencimento do contrato com o banco, o que ocorrer primeiro.
Por que:
A Receita Federal pode não fazer a restituição porque sua declaração será restituída em outro lote ou você caiu na malha fina ou se você precisar corrigir a declaração após ter pedido a antecipação.
Quero assim mesmo.
Como conseguir?
O banco irá analisar seu perfil de crédito para decidir se concede a antecipação da restituição, com quais juros e quanto dinheiro. Se sim, ele pode decidir antecipar só uma parte do valor que a Receita estima te pagar e isso também deve ser levado em consideração para decidir se vale a pena pegar o empréstimo. A hora que a restituição cair na sua conta, o banco automaticamente já pega esse dinheiro e quita o empréstimo.
Você não verá a cor desse dinheiro. Lembre-se disso.