top of page

Vale a pena antecipar o recebimento da restituição do Imposto de Renda?

Vale a pena pedir restituição antecipada do Imposto de Renda?


A restituição de parte do imposto de renda é feita por um calendário de pagamento dessas restituições – que vai de 31 de maio a 30 de setembro deste ano.


Gostaria de ter o dinheiro antes ou seja, antecipar o recebimento?


Saiba que os bancos oferecem a antecipação de imposto de renda e para isso te fazem um empréstimo que corresponde ao que você vai receber. Por ele vai te cobrar um juros. Portanto, só antecipe o IR se você tiver dívidas para pagar e os juros delas forem maiores que o dessa linha de crédito. Em geral, esses juros são menores do que aqueles cobrados nos empréstimos pessoais tradicionais. Portanto, pode valer a pena pegar essa linha de crédito se você for quitar outra dívida que seja mais cara, claro.


Quais os riscos?


• A data de pagamento do empréstimo não for o dia em que a Receita Federal depositar a sua restituição ou a data de vencimento do contrato com o banco, o que ocorrer primeiro.


Por que:


A Receita Federal pode não fazer a restituição porque sua declaração será restituída em outro lote ou você caiu na malha fina ou se você precisar corrigir a declaração após ter pedido a antecipação.


Quero assim mesmo.


Como conseguir?


O banco irá analisar seu perfil de crédito para decidir se concede a antecipação da restituição, com quais juros e quanto dinheiro. Se sim, ele pode decidir antecipar só uma parte do valor que a Receita estima te pagar e isso também deve ser levado em consideração para decidir se vale a pena pegar o empréstimo. A hora que a restituição cair na sua conta, o banco automaticamente já pega esse dinheiro e quita o empréstimo.


Você não verá a cor desse dinheiro. Lembre-se disso.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que é tão difícil poupar?

POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL POUPAR? · “Estou muito endividado para pensar nisso” · “Nunca sobra nada” · “Eu mereço” · “No futuro eu resolvo” · “Agora é tarde para começar” Você se enquadra em algum destes?

Você é um consumista?

Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência? Você já se arrependeu de algum

Consumismo

Gerenciar seus gastos por meio de um excelente planejamento, são pontos cruciais para o sucesso. Também é importante que você avalie os resultados obtidos tendo em vista suas metas e objetivos estipul

Comments


bottom of page