Por que é tão difícil poupar?
POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL POUPAR?
· “Estou muito endividado para pensar nisso”
· “Nunca sobra nada”
· “Eu mereço”
· “No futuro eu resolvo”
· “Agora é tarde para começar”
Você se enquadra em algum destes?
Pois é, mude agora mesmo seu comportamento
Todos sabemos o que é poupança - poupar é guardar dinheiro, poupar é não gastar todo o dinheiro que temos.
O conceito de poupança tem a ver com renda. A renda é aquilo que se obtém com o trabalho – salário, venda de produtos ou serviços, aluguéis, pensões ou aposentadoria. Com essa renda a pessoa compra e paga por casa, comida, roupa, estudo, lazer, ou seja, tudo de que necessita ou que deseja. Quando a pessoa não consome toda a sua renda, essa sobra poderá ser transformada em poupança. Poupar é deixar de consumir agora para consumir no futuro.
Para a pessoa se sentir motivada a poupar, é importante que ela saiba qual a sua concepção de riqueza, quais os seus sonhos, quais os seus desejos.
Outra motivação para poupar é a necessidade de segurança. Há pessoas que estabelecem uma forte relação entre poupança e segurança. Precisam ter algum dinheiro guardado para arcar com imprevistos, geralmente relacionados a doenças, necessidades dos filhos ou emergências.
Porém, nem sempre os imprevistos são negativos. Viagens de passeio não programadas, festas de casamento de amigos ou parentes, boas oportunidades de compras são imprevistos que requerem alguma poupança