top of page

E o brasileiro, o que ele é em termos de finanças?

Você sabia que:

Dizem os entendidos que 7 em cada 10 brasileiros são analfabetos financeiros. 69% não poupam e 56% não fazem nenhum planejamento, sobre as suas finanças. Pior, hoje em dia, vivemos uma crise, e muitas pessoas, estão revendo prioridades. As mudanças de prioridades são mais evidentes. Independente da renda, todo mundo esta revendo. As coisas que a gente dá valor se mostram no momento de vacas magras e de aflição.


Sabe por que? Porque as pessoas tiveram perda de renda e aumento no endividamento.

A pergunta é, diante disso as pessoas vão poupar mais agora? Será que a crise tem potencial para mudar a cultura de não poupar? Como está a vida financeira dessas pessoas?


Segundo as manifestações espontâneas da população, através da imprensa, ela está dizendo que pretender economizar, mais. Entretanto, torna-se muito difícil reconhecer isso, pois as pessoas ainda não têm dinheiro para poupar, dado que perderam renda nos últimos meses.


Por outro lado, percebe-se, entretanto, que houve um profundo corte de gastos, mais forte em itens não essenciais.


Dai, cabem varias indagações:


Como ficarão seus gastos com itens essenciais, como habitação, alimentação e transporte? Você pretende gastar menos; não vai mudar seus gastos ou vai começar a gastar mais?

Sobre os gastos com itens não essenciais, no caso de entretenimento, lazer fora de casa e restaurantes, por exemplo, você passará a gastar menos; não mudará seus gastos com itens essenciais; ou pretende começar a gastar mais?


Não vou nem perguntar sobre sua renda. Mas, pense bem, você acha que ela vai diminuir; aumentar ou ficar a mesma? A quantia de dinheiro que você economiza, vai diminuir; aumentar; ficar a mesma? E por ultimo, quanto ao dinheiro que você investe, vai diminuir; aumentar; ou ficou na mesma?

O fato é que daqui para frente, você vai ter que mudar seu comportamento. Você espera, economizar mais; pretende economizar a mesma quantia; pretende economizar um pouco menos; pretende economizar muito menos?


Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que é tão difícil poupar?

POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL POUPAR? · “Estou muito endividado para pensar nisso” · “Nunca sobra nada” · “Eu mereço” · “No futuro eu resolvo” · “Agora é tarde para começar” Você se enquadra em algum destes?

Você é um consumista?

Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência? Você já se arrependeu de algum

Consumismo

Gerenciar seus gastos por meio de um excelente planejamento, são pontos cruciais para o sucesso. Também é importante que você avalie os resultados obtidos tendo em vista suas metas e objetivos estipul

bottom of page