E o brasileiro, o que ele é em termos de finanças?
Você sabia que:
Dizem os entendidos que 7 em cada 10 brasileiros são analfabetos financeiros. 69% não poupam e 56% não fazem nenhum planejamento, sobre as suas finanças. Pior, hoje em dia, vivemos uma crise, e muitas pessoas, estão revendo prioridades. As mudanças de prioridades são mais evidentes. Independente da renda, todo mundo esta revendo. As coisas que a gente dá valor se mostram no momento de vacas magras e de aflição.
Sabe por que? Porque as pessoas tiveram perda de renda e aumento no endividamento.
A pergunta é, diante disso as pessoas vão poupar mais agora? Será que a crise tem potencial para mudar a cultura de não poupar? Como está a vida financeira dessas pessoas?
Segundo as manifestações espontâneas da população, através da imprensa, ela está dizendo que pretender economizar, mais. Entretanto, torna-se muito difícil reconhecer isso, pois as pessoas ainda não têm dinheiro para poupar, dado que perderam renda nos últimos meses.
Por outro lado, percebe-se, entretanto, que houve um profundo corte de gastos, mais forte em itens não essenciais.
Dai, cabem varias indagações:
Como ficarão seus gastos com itens essenciais, como habitação, alimentação e transporte? Você pretende gastar menos; não vai mudar seus gastos ou vai começar a gastar mais?
Sobre os gastos com itens não essenciais, no caso de entretenimento, lazer fora de casa e restaurantes, por exemplo, você passará a gastar menos; não mudará seus gastos com itens essenciais; ou pretende começar a gastar mais?
Não vou nem perguntar sobre sua renda. Mas, pense bem, você acha que ela vai diminuir; aumentar ou ficar a mesma? A quantia de dinheiro que você economiza, vai diminuir; aumentar; ficar a mesma? E por ultimo, quanto ao dinheiro que você investe, vai diminuir; aumentar; ou ficou na mesma?
O fato é que daqui para frente, você vai ter que mudar seu comportamento. Você espera, economizar mais; pretende economizar a mesma quantia; pretende economizar um pouco menos; pretende economizar muito menos?
Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência?