top of page

Dicas para cuidar do orçamento doméstico

Se você é o responsável pelo orçamento mensal, não se esqueça de compartilhar com a família a importância de fazerem esse controle juntos. Além de todos saberem como andam as finanças, será uma responsabilidade a menos pra você.


Quando a família não se organiza pra controlar o orçamento, pode ser abalada por imprevistos, e os planos individuais serem mais valorizados que os coletivos - como uma reforma da casa ou viagem em família no feriado.


Muita gente se controla melhor anotando no caderninho os recebimentos e as despesas do mês. Mas também é importante analisarem juntos o que tem mudado de um mês para o outro e projetarem os gastos do próximo.


Se vocês anotam tudo numa planilha, está ótimo! Assim, conseguem definir com mais precisão quando o orçamento vai apertar, quanto poderão gastar e como guardar um pouco mais.


Pode parecer difícil, mas anotar e analisar as despesas é libertador! Assim, você sabe pra onde o dinheiro está indo, controla quanto ainda pode gastar e programa os objetivos de todos.


Participar do controle de orçamento familiar é a chance de contribuir com a tomada de decisão. Você também pode ver quando uma conta está mais cara do que deveria, quando tem desperdício de recursos e ainda ajuda a alcançar objetivos familiares.


É importante respeitar a individualidade e privacidade, mas quando é necessária a contribuição de todos para o pagamento de despesas ou a realização de um objetivo, é essencial planejar, orçar e controlar juntos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que é tão difícil poupar?

POR QUÊ É TÃO DIFÍCIL POUPAR? · “Estou muito endividado para pensar nisso” · “Nunca sobra nada” · “Eu mereço” · “No futuro eu resolvo” · “Agora é tarde para começar” Você se enquadra em algum destes?

Você é um consumista?

Você já parou para pensar: que tipo de pessoa eu sou em relação as compras, disciplinado; muito disciplinado; sem controle; gastos além de comida, remédios e residência? Você já se arrependeu de algum

Consumismo

Gerenciar seus gastos por meio de um excelente planejamento, são pontos cruciais para o sucesso. Também é importante que você avalie os resultados obtidos tendo em vista suas metas e objetivos estipul

Comments


bottom of page