
Planejamento financeiro - Viajar
QUAL É O VALOR DO SEU OBJETIVO?
VOCÊ TEM RESERVAS FINANCEIRAS ATUALMENTE?
QUANTO?
QUANDO VOCÊ PRETENDE ALCANÇAR ESSE OBJETIVO?
COMO PRETENDE CHEGAR LÅ?
-
Economizando
-
Pensando no futuro
-
Evitando desperdício
-
Estudando finanças
-
Mantendo o foco
O sonho de fazer uma Viagem
Viajar é sempre algo positivo e que faz parte da vida de muitas pessoas. É uma ótima forma de descansar, renovar as energias e ampliar a sua bagagem cultural. Para isso, é preciso manter sua saúde financeira antes e depois das férias. Seguir algumas dicas de planejamento significa usar o dinheiro de maneira consciente e, claro, não privar você e sua família de outros sonhos importantes quando voltarem de viagem.
Você tem que primeiro passo é definir o destino com antecedência e iniciar uma economia para a viagem e todos os gastos envolvidos. Com certeza você já escutou por aí que está fácil viajar com tantas opções de pacotes e parcelamentos, mas muitas pessoas acabam assumindo uma dívida que poderá se estender até as próximas férias.
Defina qual lugar você planeja ir, quando quer ir, por quanto tempo irá ficar e estime um valor. Além de considerar os gastos com hospedagem e deslocamentos, coloque na conta valores como refeições, passeios e compras.
Pesquise alternativas para baratear os custos, para isso: compare preços e negocie descontos. Para viabilizar o sonho considere também as milhas do cartão de crédito. Guarde dinheiro antes é o melhor jeito para facilitar uma viagem. Mas você também pode recorrer a um empréstimo pessoal para negociar descontos à vista.
Guardar antes o dinheiro é o melhor jeito de facilitar uma viagem. Mas você também pode recorrer a um empréstimo pessoal para negociar descontos em pagamentos à vista de pacotes que incluam passagem e hospedagem.
O ideal é pagando tudo à vista. Assim você terá a tranquilidade de conhecer um lugar completamente novo. Com essa forma de pagamento, você poderia, inclusive, ganhar um desconto. Mas existem outras possibilidades e, por isso, planejar é fundamental.
Pense bem: o que é mais vantajoso
Comprar as passagens aéreas com antecedência, ir de carro e investir na manutenção do veículo, reservar hospedagem e comprar passeios à parte, ou fechar um pacote em uma agência de turismo. Analise todas as possibilidades e você terá ideia de quanto precisará. Conversar com quem já foi ao destino também é uma ótima opção. Some a tudo isso o que você pretende gastar com alimentação, transporte, presentes e programações que não estão inclusos no pacote, por exemplo. Ao poupar com antecedência, você terá reserva suficiente para a sua viagem e curtirá apenas o melhor das férias. Isso é possível!
Ponha na conta
• Os gastos que terá no local, como refeições, deslocamentos, passeios e, especialmente, compras – que muitas vezes vão além do previsto.
• O aprendizado que a viagem pode trazer para sua vida. Alguns benefícios são difíceis de quantificar, como a diversão e o enriquecimento cultural, mas viagens de estudo muitas vezes abrem a perspectiva de retornos financeiros no futuro, na forma de uma promoção ou de uma nova oportunidade de trabalho.